terça-feira, 27 de outubro de 2009

Do Dark-X, amigão. Simplicidade e objetividade!


Quem São Esses Caras?
por: Dark X    para: Opus666 (http://internettrash.com/users/opus666/)

Vamos falar sobre alguns termos para os iniciantes, termos que em geral põe medo em muita gente, e a toa, apesar que nem sempre.
HACKERS
O hacker em geral, é um cara que adora computadores, e se você por acaso chega na casa dele, com certeza o bicho vai estar desmontado, com hd's penduradas, onde ele vai estar testando alguma coisa.
O hacker adora programas, entrar neles e ver como e porque eles fazem o que fazem.
Um hacker adora testar seus conhecimentos, e faz isso em bbs's ou na internet, invadindo provedores, pegando arquivos de senhas, mudando home-pages, mas raramente estragando ou apagando. Geralmente deixam mensagens tipo: INVADI AQUI! ME PEGUE.
Mas tem os que não são tão bonzinhos assim, como entre qualquer grupo, depende da índole do cara. Em geral, eles são potencialmente perigosos, mas só se defendem, e seus ataques causam estragos apenas para o sistema, raramente para pessoas comuns.
Um hacker nunca diz que é hacker. Esses caras que entram em chat dizendo que fazem e acontecem, são meramente Lamers, em geral inofensivos devido ao baixo grau de inteligência.
PHREACKERS
Esses são especializados em trambiques com telefones, ligar sem pagar, receber interurbano sem q a outra parte pague... por extensão, assistir tv a cabo sem assinar, coisas assim.
Na verdade assim como os hackers adoram achar falhas em servidores e provedores, esses adoram achar falhas no sistema telefônico (e tem muitas, eh eh)

CRACKERS
Aqui há controvérsia. Muita gente diz que eles são os hackers do mau. Mas essa colocação aconteceu com o tempo e a mídia. Basicamente um cracker é aquele cara que pega um programa com senha e tira, que registra um programa sem pagar, que faz um patch para um programa que funcionaria somente 30 dias funcionar indefinidamente, que altera jogos pondo vidas infinitas para os jogadores... por ai.... caras que adoram mexer e alteram programas.
Mas hoje em dia se consideram crackers também os hackers que danificam e apagam, os q a mídia adora chamar de hackers do mau, aqueles que invadem contas em banco, transferem dinheiro para contas fantasma, roubam números de cartões de crédito, etc...

CYBERPUNKS
Esses adoram detonar o sistema, especialistas em ANARCHY em realmente levar o modo  PUNK de ser  para a Internet. Não tipo aqueles mauricinhos que pintam o cabelo de verde e andam de ferrari e terno armani. Não, punks mesmo! Só que descarregam sua rebeldia no sistema virtual. Inimigos acirrados dos anus-men.
LAMERS
Esses são os bossais metidos a hacker, que não entendem nada, mas conseguiram algum conhecimento por ai, e saem tentando usar para sacanear, mas são desprezados por todo mundo. São mentes infantis, que inventam correntes bobas, que entram duplicados em chat e fingem que estão derrubando o mau (ele mesmo) e assim se sentem grandes. São em geral tão idiotas que costumam se xingar um ao outro de lamer, e pior com dois "m" (lammer) o que denota analfabetismo também.
NEWBIES
Esses são os novatos interessados em aprender, iniciantes, que querem informação, mas são muitas vezes confundidos com lamers, o que é mau pois apenas querem aprender. Nos aqui da http://internettrash.com/users/opus666/ escrevemos em geral para eles, tentando levar a semente do conhecimento (do pouco q sabemos) para q então cultivem e colham seus frutos (putz ficou piegas! hehehe) Se você estiver nessa classificação, apenas se toque, de quando pegar alguém que saiba mais, não fazer perguntas bobas, pegar o que aprender e batalhar pelo resto. Ninguém vai te dar comidinha na boca.
DEFACERS
São os caras q mudam a "cara" de sites. Famosos hoje em dia, eles se aproveitam de bugs em servidores e alteram home-pages. Existem solitários mas em geral se reunem em grupos, sendo q os brasileiros estão topo do ranking mundial.
A questão é que a maioria (não todos evidentemente) é composta por adolescentes com baixo conhecimento dos sistemas q "invadem". Quase sempre se aproveitam de exploits (programas para atacar determinado furo em determinado sistema) que hackers fazem e colocam na internet e saem procurando servidores sensíveis (e administradores de rede burros) cujos bugs em questão não foram corrigidos. Atacam aleatóriamente (em geral) deixando a marca de seu grupo nos sites q conseguem entrar.
Obviamente existem alguns poucos grupos de alto-nível que realmente SABEM o q fazem e porque fazem, mas ai em geral são hackers q matam seu tempo fazendo defacement ou querem mostrar algo a empresa invadida ou ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário